Técnica de Emprego




1. O que é a competência pessoal.

Como deve ter percebido, as competências pessoais estão intimamente ligadas aos traços de personalidade de cada um. Essas são desenvolvidas ao longo da sua vida e, em contexto profissional, estas competências são particularmente importantes já que, em boa medida, são elas que o vão ajudar destacar o seu valor e competências técnicas.Resultado de imagem para O que é a competência pessoal.

2. Aprendizagem formal:é aquela que acontece na escola, local onde as pessoas vão ou sabem que podem ir com o objectivo específico de aprender e podem ver as suas competências oficialmente reconhecidas e comprovadas através de diplomas e certificados de habilitações.

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3. Aprendizagem informal: acompanha de uma forma natural a vida das pessoas e acontece nas actividades do dia-a-dia, quando se está em casa, ou na rua, sozinho/a ou acompanhado/a, a jogar um jogo ou a preparar o jantar.


Normalmente, este tipo de actividades não são feitas com uma intenção clara e objectiva de aprendizagem. Por isso, na maioria das vezes, as pessoas também não se dão conta de que estão a desenvolver conhecimentos e aptidões quando estão a realizar as referidas actividades.

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4. O que são competências adquiridas



Gestão por Competências é um sistema da área de  Gestão de Recurso Humanos desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno a um negócio, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um vis conceitua e deverá ser de difícil mensuração, mas na medida em que o processo de identificação dos perfis for avançando, melhor será conduzir o sequenciamento.




5. Atitude empreendedora:é um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades dentro da empresa. Este profissional é aquele que não consegue ficar parado a espera de uma oportunidade, preferindo criar suas chances e desenvolver melhores habilidades para se destacar no mercado.

O empreendedor é provocativo e sempre encontra uma solução para os conflitos. A atitude empreendedora é o que aprimora seu instinto de sobrevivência e permite que você identifique os riscos mesmo onde aparentemente existe paz e harmonia. É a atitude empreendedora que faz com vocês enxerguem oportunidades onde as outras pessoas só conseguem ver problemas.


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6. Atitude proativa: aprovativo ou 

Proativo ou pró-ativo é um adjetivo da língua portuguesa que define alguém que age antecipadamenteevitando ou resolvendo situações e problemas futuros.
       




7. Quais as competências valorizadas pelos empregadores



No top das 5 competências mais procuradas pelos empregadores estão:
- Responsabilidade 
- Disponibilidade para aprender
- Proatividade e Iniciativa
- Motivação
- Saber trabalhar em equipa
Na perspetiva dos jovens, a investigação destaca três escolhas:
- Responsabilidade
- Motivação
- Proatividade


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8. O que são competências relacionais

Competência relacional é um conceito cujas origens remontam à psicologia social, sendo definido como o conhecimento, as habilidades e atitudes que facilitam a aquisição, o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos sociais mutuamente satisfatórios. Esta rede de pesquisa busca desenvolver este conceito e suas aplicações à prática da gestão de pessoas




9. O que são competências criativas   



É importante ressaltar  que estamos em plena era da criatividade. 
Colocar novas idéias em ação e oferecer produtos e serviços diferenciados são as novas exigências de mercado.
Hoje, a criatividade e a inovação profissional fazem a diferença.

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10. Técnicas de gestão do tempo

 Defina objectivos:


2. Faça uma lista de tarefas e crie um plano diário:






11. Competências de gestão da informação



Dentre as competências necessárias para gestão do processo de protejo verifica-se a relevância da gestão da informação e analisam-se consequências da deficiência no exercício dessa tarefa. Caracteriza-se a competência para desenvolvimento do protejo e a competência para gestão das informações geradas durante o processo. Este trabalho, desenvolvido com base na análise de bibliografia específica das áreas de sequenciamento de protejo e gestão de informação, pretende caracterizar estas duas actividades e sua contribuição para qualidade e produtividade do projecto. A partir do conceito de Competência aborda-se a questão da respirabilidade e eficácia da documentação e as decorrentes responsabilidades para a gerência do protejo e o desenvolvimento do objecto projectar. A problemática da falta de organização sistematizada de informações intercambial informalmente ocasiona perda de dados relativos às decisões de protejo e suas fundamentações. Consequentemente, surgem deficiências de respirabilidade, instabilidade e insegurança no processo de protejo, acarretando perda de produtividade. Verifica-se que o problema não se limita à falta de documentação, mas também na incapacidade de acesso rápido e eficaz às informações. Apontam-se deficiências na formação que agravam o quadro, concluindo-se que a gerência da informação apresenta-se como tarefa fundamental no processo de projecto.




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12. Competências de tomada de decisão


A comunidade possui alguns métodos de tomada de decisão com objectivo de respeitar e fazer cumprir as iniciativas de alguns integrantes da comunidade  com respeito a qualquer tema. Segundo ficou decidido por esses membros, a comunidade pode deliberar sobre várias coisas: algum artigo em especial, os atributos dos usuários, a eliminação de páginas, etc. As decisões da comunidade são a instância maior dentro da Wikipédia em português e todos os usuários e grupos de usuários devem obedecê-las. Entretanto, as decisões não estão escritas na pedra, podem ser modificadas e devem ser actualizadas.


De modo geral, a forma preferencial para a tomada de decisão é através de  consenso. Porém, se o consenso não é atingido, existe a possibilidade de iniciar uma votação sobre o tema. Alguns processos específicos não fazem a etapa de consenso e já são iniciados como votação. Há vantagens e desvantagens para os dois métodos.

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13. O que é a aprendizagem ao longo da vida

A aprendizagem ao longo da vida é essencial na sociedade actual. Tal como foi defendido nos Encontros ERA de 2005, "O acesso de todos ao longo da vida à educação é um direito e é, também, uma condição de progresso do país. A mundialização e a evolução tecnológica exigem contributos importantes da educação e da formação quer no que diz respeito ao trabalho, quer em tantos outros aspectos. Os cidadãos necessitam de adquirir permanentemente novas competências para compreenderem o mundo e para trabalharem. O país precisa de pessoas com capacidade de iniciativa e inovação, e precisa de mais ciência e de mais cultura. É neste quadro que a aprendizagem ao longo da vida se impõe, devendo esta concepção orientar a organização da educação formal desde os primeiros anos de escolaridade, como ponto de partida para que cada um saiba e possa gerir a sua aprendizagem. Aprender ao longo da vida não é, longe disso, ser condenado a uma «escola perpétua», é, sim, enveredar por um caminho de constante aperfeiçoamento, quer dentro, quer fora dos sistemas formais de educação e formação, alternando e combinando aprendizagens de teor cognitivo com uma participação activa e criativa em processos cívicos, culturais, artísticos, onde muitas e valiosas aprendizagens também ocorrem." A aprendizagem ao longo da vida torna-se fundamental no contexto da mundialização e inovação tecnológica. Actualmente existe um leque bastante diversificado de ofertas a nível de educação, formação e certificação de competências, que capacitam o adulto das competências necessárias para poder ser competitivo numa sociedade globalizante e em constante mutação.



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14. O que é o mercado de trabalho visível

 associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, em um sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preço e as quantidades a transaccionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de iteração entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade. Nesse contexto, pode-se incluir as ofertas de trabalho relacionadas às empresas publica de economia mista ,privadas ,pessoas físicas , entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira, condutas e a aptidão dos profissionais que desejam ingressar nestas.


A grande procura por empregos que ofereçam melhores salários e reconhecimento, fazem com que esse mercado se torne altamente competitivo, uma vez que a cada vaga de emprego oferecida, muitos candidatos apresentarão não só os pré requisitos mínimos exigidos como também, os seus diferenciais para a candidatura da mesma.

15. O que é o mercado de trabalho encoberto



Mercado de trabalho associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, em um sistema típico de  mercado  onde se negocia a fim de determinar os preços  e as quantidades a transaccionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interacção entre estes dois grupos tendo em conta a situação económica e social do país, região ou cidade. Nesse contexto, pode-se incluir as ofertas de trabalho relacionadas às empresas publicas 
, de economia mista,privadas, pessoas físicas , entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, correia, condutas e a aptidão dos profissionais que desejam ingressar nestas.



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16. Pesquisa de informação para procura de emprego

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PEDE) é um levantamento domiciliar realizado continuamente junto a domicílios, os quais são seleccionados mediante amostragem probabilística. Tem como objetivo colectar informações sobre o mercado de trabalho urbano.

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17. O que é a mobilidade geográficai



  • O empregador pode, quando o interesse da empresa o exigir, transferir o/a trabalhador/a para outro local de trabalho se essa transferência não implicar prejuízo sério para o/a trabalhador/a.



  • O empregador pode transferir o/a trabalhador/a para outro local de trabalho se a alteração resultar da mudança, total ou parcial, do estabelecimento onde aquele presta serviço.



18. Mercado de trabalho nacional.


A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) divulgou na última semana estudo referente à rotatividade de trabalhadores no mercado de trabalho brasileiro.
Ele aponta que a taxa de rotatividade entre os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos por mês chega a 60% ao ano. Desconsiderando as faixas salariais a rotatividade do mercado de trabalho nacional chega a 40%.


19. Mercado de trabalho comunitário.


20. O que é um curriculum vitae

 é um documento de tipo histórico, que relata a trajectória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o curriculum vitae tem como objectivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações académicas.


                                                   
21. 5 Sites de anúncios de emprego online


Net-empregos

2. Sapo Emprego


3. Alerta Emprego


22. Técnicas de Entrevista de emprego.


é um fato jurídico   que se configura quando alguém ( empregado ou empregada ) presta serviço a uma outra pessoa,físico ou jurídico   ( empregador ou empregada), de forma subordinada, pessoal, não-eventual e onerosa. Essa relação geralmente é baseada num contrato em que uma das partes é o empregado remunerado pela outra parte, que é a empregadora, podendo ser uma corporação com fins lucrativos, organização sem fins lucrativos, cooperativas ou qualquer outra entidade que empregue um indivíduo.




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