O que é a ergonomia
É a disciplina científica relacionada ao entendimento das iterações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projectar a fim de optimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Lesões músculo esqueléticasvos:
são o problema relacionado com o trabalho, mais comum na Europa. Perto de 24% dos trabalhadores da UE dizem sofrer de lombalgias e 22% queixam-se de dores musculares.Quando falamos de lesões músculo-esqueléticas, referimos-nos a afecções que podem afectar os músculos, as articulações, os tendões, os ligamentos, os nervos, os ossos e doenças localizadas do aparelho
Lombalgia
É uma condão muito comum que provoca dor no fundo das costas ou sacrossantas da coluna, acompanhada ou não de dor que se irradia para as nádegas ou pernas na distribuição do nervo ciático O problema pode ter muitas causas, ser causado por má postura, um mal jeito nas costas ou pode estar associada a outras doenças ortopédico. Seu tratamento é feito com a toma de anti-inflamatórios e analgésicos prescritos pelo seu médico e fisioterapia.
Cervicaval
A coluna cervical é composta por vértebras que se estendem do tórax até à base do crânio. O pescoço apresenta grande mobilidade e suporta o peso da cabeça. Estando menos protegido do que o resto da coluna, o pescoço é vulnerável a diversos tipos de lesões que causam dor e limitação de movimentos. Na maioria dos casos, as dores cervicais são temporárias. Contudo, em alguns casos impõe-se um tratamento médico.
Dorsalgia
A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa. Pode ter características em picada ou ardor. A dor cervical pode deslocar-se pelo braço e mão e parte superior das costas. Na parte inferior pode deslocar-se pela perna e pé e incluir fraqueza e dormência.A dor nas costas é uma das queixas mais frequentes. Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial desenvolvam a enfermidade em alguma fase das suas vidas; todavia, a dorsalgia não costuma ser incapacitante, e mais da metade dos que padecem dela costumam recuperar-se em até uma semana Crises agudas de dorsalgia ou uma das suas variantes, aque afecta a parte inferior das costas), são uma das principais causas de afastamento ao trabalho, algo que pode estar ligado a questões de pustura
Endireites do punho
endireite na mão é uma inflamação que acontece nos tendões das mãos localizados na parte dorsal ou ventral da mão. O uso excessivo e movimentos repetidos podem ser os causadores da endireite, desenvolvendo sintomas como inchaço, formigantes, ardências e dores nas mãos, mesmo com pequenos e leves movimentos. |
![]() |
Erros comuns na postura no computador
Para o trabalho, para o lazer, em frente ao computador, estudos e trabalhos, etc. Fizemos recentemente no Dicas Sobre Saúde uma introdução para dicas de higiene postural gerais, muitas delas se aplicam para corrigir erros comuns de postura para sentar, vamos agora analisar . |
Ergonomia: trabalho sentado
A Ergonomia é uma ciência que tem como objectivo o estudo e compreensão das interacções entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho. Oriunda desta disciplina surge a profissão de Ergonomista o qual aplica teorias, princípios, dados e métodos para a concepção de produtos e sistemas de trabalho, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas
Ergonomia: mesa de trabalho
A mesa de trabalho comporta-se como uma ferramenta para quem trabalha em escritório, assim como computador, mas infelizmente não é algo que cause tanta preocupação se colocada em contraste com cadeiras e suportes ergonômicos, mas a mesa é sim uma peça chave na criação de um ambiente confortável para se trabalhar.
Ergonomia: Cadeira
Dando continuidade aos nossos posts sobre dicas de ergonomia, hoje vamos falar sobre a escolha da cadeira e como você deve sentar-se com uma postura correta das pernas. E por fim uma dica extra para evitar a fadiga.
Ergonomia: Apoio de pés
A postura sentada faz parte do quotidiano de qualquer cidadão, mas deve ser analisada as vantagens e desvantagens causadas ao profissional que trabalha sentado por um longo período nesta postura. Neste contexto, Silaba diz que as vantagens da posição sentada são: “baixa solicitação da musculatura dos membros inferiores, reduzindo, assim, a sensação de desconforto e cansaço; possibilidade de evitar posições forçadas do corpo; menor consumo de energia do corpo; facilitação da circulação sanguínea pelos membros inferiores”. As desvantagens segundo Silaba são:“pequena actividade física geral sedentarismo; adição de posturas desfavoráveis: Lordelo ou cacifos excessivas; estas sanguínea nos membros inferiores, situação agravada quando há compressão da face posterior das coxas ou da empanturrar contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada.” Coura diz que “a sobrecarga imposta pela postura sentada vai sendo sentida gradualmente por todas as partes do nosso corpo; começam a surgir dores, formigante, sensação de peso nas costas, pescoço, pernas, braços e mãos
Ecrãs de visualização
Ecrãs de Visualização de Dados, doravante chamados de DEVE, como instrumentos de trabalho e de utilização particular, hoje em dia fazem parte fundamental no sistema profissional e social. Dada a importância actual dos EVA, foi necessário proceder a regular, através do Decreto Real 488/1997, de 14 de Abril, as disposições mínimas de segurança e saúde relativas ao trabalho com equipamentos que incluem ecrãs de visualização.
Altura do plano de trabalho
Utilize o resultado da calculadora como ponto de partida e ajuste a mesa o máximo possível a essa altura. Em seguida, faça um ajuste fino. A mesa deve estar a uma altura, de modo que os cotovelos e os antebraços fiquem restos sobre a mesa quando a parte superior de seus braços estiver relaxada. Utilize o resultado da calculadora como ponto de partida e ajuste a mesa o máximo possível a essa altura. Em seguida, faça um ajuste fino. A mesa deve estar a uma altura, de modo que os cotovelos e os antebraços fiquem restos sobre a mesa quando a parte superior de seus braços estiver relaxada.
.Se a tampa da mesa estiver muito baixa, sua coluna será forçada a fazer uma curvatura antinatural. Se, por outro lado, a mesa estiver instalada muito alta, os ombros ficarão empurrados para cima, tencionando a musculatura do pescoço e da nuca durante o trabalho.
Movimentação de manual de cargas
A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As actividades de apoio à produção, agruparem e todas as outras actividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de actividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.
![]() |
Levantamento da cargo
Os equipamentos podem ser alimentados directamente ou através de tomadas de uso geral; A carga para um equipamento é a sua potência nominal absorvida, dada pelo fabricante ou calculada; A potência nominal pode ser calculada através do factor de potência, tensão e corrente nominais; Para potência de saída, devem ser considerados o rendimento e o factor de potência.
Transporte da carga
é o movimento de mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular, etc. que é usada, assim como os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos, terminais de autocarro e todo o tipo de equipamento similar
Regras na movimentação
- Conceitos gerais de movimentação de carga
- Tipos de equipamento
- Riscos por equipamento
- Tipos de movimentação
- Tipos de controle por risco
- Conceitos e práticas sobre equipamentos de segurança
- Tipos de equipamento de segurança
- PI – Equipamento de protecção individual
- ETC – Equipamento de protecção colectiva
- Conhecimento adequado do funcionamento de equipamentos de segurança
- Inspecção dos equipamentos e itens de segurança
- “Checa lista” de pré-operação
- Tipos de acessório e suas inspeções
- Regras de guindar, movimentar e transportar de acordo com o equipamento
- Regras de condução, circulação e sinalização (vertical e/ou horizontal) do local
- Medidas de controle
- Tipos de veículos utilizados
- Riscos associados e seus controles
- Conhecimentos gerais sobre o Plano de Infringir (finalidade, informações geradas etc)
- Responsabilidades para a libertação
- Permissão para realização da actividade
- Prevenção de Acidentes
- Primeiros Socorros
Riscos de lesão
O tecido muscular esquelético corresponde à maior massa no corpo humano, representando cerca de 45% do total do seu peso.
As lesões musculares podem ser causadas por pancadas diretas, estiramentos ou lacerações.
Estas lesões podem ser ligeiras (grau I), com presença de inchaço e desconforto, moderadas (grau II), com perda de função e formação de hematoma ou equimose, ou graves (grau III), com rotura completa, dor intensa e hematoma de grandes dimensões.
As lesões musculares são a causa mais frequente de incapacidade física no desporto, correspondendo a cerca de 30-50% das lesões.
Embora o tratamento permita uma boa recuperação na maioria dos casos, as consequências destas lesões podem, em alguns casos, ser dramáticas impedindo o retorno à actividade durante semanas ou meses.
Cerca de 90% das lesões musculares no desporto são equimoses ou estiramentos. As lacerações são muito mais raras.
Movimentação com porta paletes manual e outros equipamentos
O porta-paletes é utilizado para mover paletes em pequenas distâncias, sendo as paletes elevadas apenas o suficiente para permitir a sua movimentação. As rodas situadas na ponta dos braços do garfo ou forquilha ajudam também à elevação da palete quando o macaco é accionado. Os porta-paletes são accionados e movidos exclusivamente pela força de um operador a pé ou podem ter uma motorização eléctrica
Ginástica laboral
A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.
Base fisiológica
A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos. Isso quer dizer que a fisiologia estuda como é o funcionamento do organismo. A ergonomia se preocupa com as condições gerais do trabalho, iluminação, ruídos, temperatura e outras coisas que influenciam no nosso organismo. A ergonomia tem por objetivo remover aspectos do trabalho que em longo prazo possam causar vários tipos de incapacidade física.
.
Ginástica laboral
Base fisiológica
Base anatómica e biomecânica
Sem comentários:
Enviar um comentário